O maior entendimento das alterações anatômicas envolvidas com o processo de Envelhecimento Facial foi acompanhado por uma rápida evolução na forma de abordar tais alterações. Paralelamente a isso, cresceu também a busca por procedimentos minimamente invasivos, com resultados tão bons quanto o de uma cirurgia, porém, sem necessidade de grandes intervenções cirúrgicas e traumas, ou afastamento de suas atividades devido ao maior tempo de recuperação.

Hoje em dia nós sabemos que, quando o assunto é Rejuvenescimento Facial, nós não só devemos esticar e puxar uma pele envelhecida – como acontece nos Liftings Faciais Cirúrgicos. Nós devemos também Revolumerizar (devolver volume à) essa face.

Isso acontece porque, com o processo natural de envelhecimento facial, nós temos:

  • Flacidez de Pele
  • Flacidez Muscular
  • Diminuição dos Compartimentos de Gordura da Face
  • Reabsorção Óssea

Com a associação de técnicas, nós conseguimos atuar nesses quatro pilares envolvidos com o envelhecimento facial. Os procedimentos, que variam desde a prescrição de cremes ou ácidos para uso domiciliar até a utilização de tecnologias, dependem da indicação e objetivo de cada paciente.

Veja abaixo quais são os principais tratamentos indicados, que atuam sinergicamente no Rejuvenescimento Facial.

Áreas que podem ser aprimoradas com Preenchimento

Flacidez de Pele e Flacidez Muscular

Orientação para Fotoproteção: O sol é responsável por 80% do envelhecimento da pele, o que chamamos de Fotoenvelhecimento ou Envelhecimento Extrínsceco. Porteger a pele dos danos causados pela radiação solar é o primeiro passo para prevenir o envelhecimento cutâneo.

Por volta dos 30 anos, nosso organismo começa a produzir cada vez menos colágeno, proteína responsável por dar sustentação à pele. Por isso, é fundamental que já nessa idade se iniciem os primeiros cuidados: Utilização de  cremes e/ou ácidos prescritos pelo seu médico, que estimularão a produção de colágeno e que haja também a hidratação de forma correta, com o hidratante específico para o seu tipo de pele.

Essas são as primeiras medidas que devem se associar afim de prevenir os primeiros sinais do envelhecimento cutâneo.

Skinbooster – Hidratação Profunda da Pele

Procedimento realizado ambulatorialmente que consiste na aplicação de Ácido Hialurônico não reticulado sob a pele, com intuito de conferir hidratação à pele de maneira mais intensa. O Ácido hialurônico é um polissacarídeo já presente no corpo humano, que tem propriedades hidrofílicas, isto é, tem a capacidade de “puxar água”, proporcionando uma hidratação profunda à pele. Pode ser realizado na face, no pescoço, nas mãos e colo.

Bioestimuladores

Bioestimuladores de colágeno, são substâncias compostas ou pelo Ácido-Poli-Lactilo ou pela Hidroxiapatita de Cálcio, que são compostos biocompatíveis,  reabsorvidos após aproximadamente 18-24 meses do nosso organismo, que estimulam um processo inflamatório controlado, que leva a produção de colágeno. Indicado para o tratamento e prevenção da flacidez de pele da face e tratamento de flacidez e celulite corporal. Podem ser indicadas de 1 a 3 sessões iniciais, dependendo da indicação de cada paciente.

Fios de Sustentação

São fios de sustentação, transpassados por debaixo da pele, que levam a um efeito lifting imediato. Indicado para o tratamento da flacidez de pele e estímulo de colágeno. Feitos de um material biocompatível e reabsorvível, que é o Ácido-Poli-Láctilo, que dura aproximadamente dois anos no nosso organismo. Procedimento mimimamente invasivo, realizado com anestesia local na própria clínica.

Laser de CO2

O laser de CO2 emite um feixe de luz com alta energia em pulsos sequenciais, que provoca a evaporação de camada por camada da epiderme, derme superficial até chegar a derme média, contraindo as fibras elásticas e estimulando a produção de colágeno. O tratamento melhora o tônus cutâneo, dá mais firmeza a pele e reduz rugas superficiais e profundas.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é aplicada sobre os músculos da face responsáveis pela mímíca facial, e atua reeducando essa musculatura, impedindo que seu movimento repetitivo leve à formação das rugas faciais. Com a sua aplicação, nós suavizamos as rítides já formadas e prevenimos o aparecimento das linhas que apareceriam com o processo natural do envelhecimento. Como resultado, um rosto com aparência mais descansada, agradável e jovial.

Diminuição Dos Compartimentos De Gordura e Reabsorção Óssea

Preenchedores Faciais

Os preenchedores faciais são implantes líquidos aplicados sob a pele, com o intuito de dar contorno, harmonizar e/ou revolumerizar a face, devolvendo o volume ósseo, muscular e de gordura perdido com o processo natural de envelhecimento. São peça de fundamental importância no Rejuvenescimento Facial.

O preenchimento pode ser feito com diversas substâncias, como:

  • Ácido Hialurônico
  • Hidroxiapatita de Cálcio
  • Ácido Poli-L-láctico

Nós também podemos utilizar os preenchedores para realizar o Preenchimento Labial e dar mais volume aos lábios, que vão ficando mais finos a medida que vamos envelhecendo e também no Rejuvenescimento de Mãos.

O tipo de implante é definido conforme o objetivo do tratamento, e o plano de aplicação também, podendo ser intradérmico, justadérmico, subcutâneo, instramuscular ou justaósseo.

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, realizado com anestesia local no próprio consultório, possibilitando rápido retorno as atividades.

Juntos, esses tratamentos não se substituem, mas atuam sinergicamente, retardando a necessidade de procedimentos mais invasivos, como os de uma cirurgia.

Independente da combinação de tratamentos utilizada, é importante atentar-se também para os hábitos saudáveis: um sono regulador, uma alimentação balanceada, prática de atividade física regular e controle hormonal, para que os resultados sejam expressivos na saúde como um todo, manifestando-se positivamente tanto interna quanto externamente.