Melasma é o nome dado a uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras acastanhadas na pele. Afeta mais frequentemente as mulheres, e localiza-se principalmente na face (região das bochechas, testa, lábio superior), mas pode ser visto também em áreas extra-faciais, acometendo pescoço, colo e braços.

O fator desencadeante é principalmente a exposição ao sol (Radiação Ultravioleta) e luz visível, e existe relação com o seu surgimento e uso de anticoncepcionais orais, gravidez, e até mesmo estresse, podendo haver também uma predisposição genética.

Essas manchas tem formatos irregulares e bem definidos, e podem se agravar com um procedimento ou tratamento inadequado, por isso, cuidado. O que acontece é que o melanócito, célula que produz o pigmento de melanina, fica disfuncional, ou seja, qualquer estímulo, faz com que essa célula produza mais pigmento.

O melasma infelizmente ainda não tem cura, mas é possível controlá-lo. O tratamento consiste principalmente na fotoproteção, uso de clareadores prescritos em consulta, além de lasers, peelings, microagulhamento, entre outros.

CUIDADOS PARA PREVENIR AS MANCHAS E O MELASMA

  • Use filtro solar todos os dias, até mesmo em dias nublados, e lembre-se da reaplicação.
  • Evite exposição excessiva ao sol e ao calor
  • Resfrie a pele sempre que necessário (aplicar Água Termal é uma boa opção)
  • Utilize protetores físicos, chapéu e guarda sol
  • Aposte nos fotoprotetores orais, que podem ser utilizados juntamente aos protetores tópicos para melhor fotoproteção
AGENDE SUA CONSULTA