A celulite é o nome popular da lipodistrófia ginóide, que nada mais é que um depósito de gordura sob a pele. Em graus mais avançados, ela é formada também por flacidez, formação de septos fibrosos e diminuição da circulação linfática, que favorece a retenção hídrica.

O depósito de gordura causa a distensão da pele enquanto que as fibras que a unem ao músculo tensionam o tecido, criando uma oposição de forças que cria aquela depressão característica da celulite, tipo “casca de laranja”.

Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum nas mulheres de pele branca. Raramente é vista em homens, podendo ocorrer no caso de alguma alteração hormonal.

Tende a ocorrer em algumas áreas onde a gordura esta sob influência do estrógeno (hormônio feminino), como no quadril, coxas, nadegas, e pode ser classificada em diferentes graus, de acordo com a sua intensidade.

Celulite Grau 1: Observada apenas através da palpação

Celulite Grau 2: Há um aumento da gordura na região, o que gera uma maior pressão subcutânea, causando o enrijecimento dos septos fibrosos. Nesse estágio a celulite é visível mas ainda discreta.

Celulite Grau 3: É aquela responsável pelo aspecto “casca de laranja”, onde as depressões sao mais visíveis e já incomodam.

Celulite Grau 4: O aumento da tensão das fibroses, leva a inflamação, aumento do edema com formação de nódulos e dor.

O Tratamento varia de acordo com o grau da Celulite. Muitos cremes tem sido oferecidos mas sem nenhuma comprovação científica, sem nenhum efeito, exceto hidratação da superfície da pele.

Entre os tratamentos que realmente geram resultados positivos, temos: Bioestimuladores de Colágeno, como Radiesse ou Sculptra e Subcisão, sendo esta a principal responsável pelo tratamento das celulites grau 3 e 4, onde há necessidade do rompimento manual das fibroses que tensionam o tecido, e estímulo de colágeno.

Esses tratamentos são eficientes, mas devem ser associados a mudança de hábitos, com dieta anti-inflamatória, prática de atividade física regular e drenagem linfática manual para melhores resultados.

AGENDE SUA CONSULTA