Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem na pele devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Frequentemente vista na fase da adolescência, pode ser vista também na vida adulta, principalmente em mulheres.

Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações nas características da pele e surgimento da acne.
Eles são produzidos tanto nos ovários, quanto nos testículos, como também nas glândulas suprarenais.

Além desses hormônios, outras causas podem estar relacionadas com o surgimento da acne, como estresse, período pré menstrual, medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, uso de suplementos de academia, entre outros.

As lesões aparecem mais comumente na face, podendo ocorrer também, em casos mais graves, nas costas, ombros e peito.

Além do incômodo das lesões, o comprometimento estético determinado pelas cicatrizes que ficam, pode comprometer a qualidade de vida do paciente, atingindo seu lado psicológico.

Tratamento das Cicatrizes de Acne

O ideal é que a acne seja tratada o mais precocemente possível, justamente para evitar o surgimento das tão temidas cicatrizes.

O tratamento pode variar conforme a extensão/gravidade e localização das cicatrizes.

É muito importante que o paciente com acne evite manipular as lesões (“espremendo” ou “cutucando”) afim de evitar que o quadro se agrave, com contaminacao das lesoes e piora das marcas de acne na pele.

O tratamento para cicatriz de acne pode ser realizado com Fotona, Microagulhamento, Subicisão, Peeling Químico, Bioestimuladores, entre outros.

De modo geral, um tratamento para cicatriz de acne visa aumentar a produção de colágeno e estimular a renovação da pele. Podem ser feitos isoladamente, ou associados, o que traz mais benefícios para o paciente. Esses tratamentos costumam não apenas reduzir a cicatriz de acne como contribuir para uma pele mais macia, hidratada e iluminada.

AGENDE SUA CONSULTA